É importante observar que os 3 chakras abaixo do coração dizem respeito ao corpo físico e ao mundo que percebemos com os nossos sentidos, ao passo que aqueles acima do coração são de natureza espiritual.

Significado: Manipura é derivado de duas palavras, Mani significado “jóia” e рura que significa “cidade”. Manipura, a “jóia reluzente”. Manipura pode ser traduzido por “gema reluzente”, ou “cidade das jóias” ou, ainda, “cheio de jóias”. No Tibete, esse chakra é conhecido como manipadma ou “lótus adornado com jóias”. Esse chakra irradia sua ardente energia como um sol brilhante. Também chamado de nabhi chakra ou chakra do umbigo. Da mesma forma que o sol irradia continuamente energia para os planetas, manipura irradia e distribui energia pranica ao longo de toda a estrutura do corpo humano, regulando e dinamizando a atividade dos vários órgãos, sistemas e processos de vida.

Localização: Manipura chakra está localizado atrás do umbigo, anatomicamente relacionado com o plexo solar, que controla o fogo digestivo e regula o calor no corpo.

Elemento: Fogo. Na tradição hindu, representado por um deus védico chamado Agni. No escrituras yogues, afirma-se que a lua em bindu secreta néctar que desce até manipura e é consumido pelo sol. Isto resulta em um processo de degeneração que leva à velhice, doença e morte. Este processo pode ser revertido no corpo humano, a adoção de determinadas práticas yogues enviam as forças pranicas de manipura para o cérebro. Caso contrário, a vitalidade é rapidamente dissipada e perdida nos assuntos da vida mundana.

Cor: Amarelo-dourado, este chakra está relacionado à autoestima, à energia combativa e ao poder de transformação; ele também rege a digestão e o metabolismo.

Bija Mantra: RAM

Yantra: Manipura é simbolizado por uma lótus de 10 pétalas, as pétalas correspondem à vrittis: ignorância espiritual, ânsia, ciúmes, traição, vergonha, medo, desgosto, ilusão, insensatez e tristeza, são aspectos que devem ser superados. No centro do lótus está a região do fogo, simbolizada por um triângulo vermelho invertido.

Glândula: Pâncreas está localizado no abdómen, em uma região atrás do estômago, entre o duodeno e o baço. Por produzir enzimas e hormônios, o pâncreas é considerado um exemplo de glândula mista, ou seja, apresenta funções exócrinas e endócrinas. Produz a insulina e glucagon, dois hormônios que garantem níveis adequados de açúcares no sangue. A insulina tem sua atuação voltada para a absorção de glicose. O glucagon, com atividade estimulante oposta, faz aumentar o teor de glicose na corrente sanguínea. Desta forma, conforme a necessidade do organismo, o pâncreas é requisitado a secretar insulina ou glucagon. Fatores genéticos, fatores ambientais relacionados ao estilo de vida das pessoas (obesidade, sedentarismo e infecções), provocam distúrbios na síntese desses hormônios, comprometem o organismo causando Diabetes Mellitus tipo I ou tipo II, desregulando a taxa de glicose no sangue.

Funções: Este centro, percebe e capta de longe as sensações de tensões, energias negativas de pessoas e de ambientes. Quantos de nós, não cruzamos os braços na barriga quando não sentimos á vontade com um determinado assunto? Ou seja, inconscientemente, tentamos proteger este centro. Manipura é considerado o centro de dinamismo, energia, força de vontade, e realização, que irradia prana por todo o corpo humano. Ela está associada com o poder de fogo e digestão. Meditando sobre Manipura, é dito que temos o poder de criar, salvar ou destruir o mundo.

Partes do corpo: Sistema digestivo, fígado, baço, estômago, intestino delgado. O estômago é extremamente sensível a mudanças repentinas nos nossos sentimentos. Quando sentimos uma dor na boca do estômago, estamos sentindo medo ou um extremo nervosismo. Quando sofremos um choque repentino, podemos ter a impressão de uma pancada no estômago e de nos sentirmos fisicamente doentes. Quando estamos perturbados, temos dificuldade para comer. Essas sensações físicas são reflexos da atividade do terceiro chakra.

Core: formado pela musculatura que circunda nosso centro de gravidade (a região próxima ao umbigo). Basicamente, são os músculos abdominais, da região lombar, pelve e quadril, é a responsável pela sustentação e estabilização de praticamente todos os movimentos de nosso corpo. Neste sentido, é fundamental que qualquer pessoa tenha seu Core fortalecido e estabilizado.

Mudra: Matangi – Junta-se na frente do plexo solar, entrelaçar os dedos e elevar ambos os dedos médios e apoiá-los em outro. Polegar esquerdo sobre o polegar direito. Beneficia o estômago, fígado, duodeno, vesícula biliar, energiza a área do plexo solar.

 

Fonte: Bíblia dos Chakras (Editora Pensamento) e Yoga Integrativa (Joseph e Lilian Le Page)