Efeitos físicos, terapêuticos e psicológicos  

Supta virasana (postura do herói reclinado) é uma hiper extensão passiva maravilhosa para abrir o peito, além de extremamente relaxante e restauradora. É um perfeito antídoto para a vida estressante — desde que seus joelhos e a lombar não sejam sobrecarregados. Por que alguns praticantes experimentam uma sensação agradável enquanto outros somente sentem dor nessa postura? Provavelmente isso está relacionado à flexibilidade dos músculos da parte anterior do corpo. Supta virasana é uma postura clássica de abertura frontal. Quando nos sentamos entre os calcanhares, alongamos os tornozelos e a parte ântero-lateral das pernas (ao lado da canela). Quando nos deitamos, o quadríceps e os músculos abdominais são alongados. Estender os braços sobre a cabeça alonga os ombros e o peito. Enfim, é uma ótima postura para viabilizar uma respiração ampla e relaxante.
Porém, às vezes, a parte inferior do corpo não colabora. Se houver dor nos joelhos e nas costas nessa postura, a causa é quase sempre o encurtamento do quadríceps, especificamente do reto femoral. O reto femoral é um dos músculos que formam o quadríceps na frente da coxa. Fica situado diretamente sob a pele, no sentido longitudinal no centro da coxa, entre o quadril e o joelho. Esse músculo se origina na frente do quadril acima da abertura pélvica, e então cruza anteriormente a pélvis para se unir a outros três músculos: os vastos lateral, intermédio e medial. Esses três músculos vastos se originam no fêmur, e todos os quatro que compõem o quadríceps convergem em um tendão comum, que se liga à patela. Abaixo da patela esta malha conectiva forma o ligamento patelar, que se insere na tíbia (osso da canela). Os quatro músculos contraem-se para estender o joelho. Como o reto femoral cruza o quadril, também age para flexionar o quadril, quando a coxa e o tronco são puxados um contra o outro.

Fisiologia sutil
Chakras Manipura, Vishuddhi e Sahasrara na extensão da cervical.

Contra indicação
Cuidado na flexão do joelho limitada ou dor aguda nas costas.

Execução
Sente-se sobre os calcanhares, com os joelhos separados em uma distância um pouco maior que a largura do quadril. Movendo-se lenta e uniformemente, deite-se até chegar a uma posição confortável. Você deverá levar a cabeça ou a parte superior das costas para o chão, caso contrário coloque um apoio (cobertores ou uma almofada) no meio das costas ou na parte superior. Inspire e saia da postura usando os braços e os músculos abdominais e tentando não virar para o lado. Numa expiração elevar os braços ao lado das orelhas com os cotovelos esticados. Se tiver dor no joelho, sente-se sobre um prop baixo. Além disso, coloque uma toalha fina diretamente atrás dos joelhos, entre as panturrilhas e os isquiotibiais. Para dores no tornozelo, coloque uma toalha ou um cobertor enrolado na parte inferior das pernas.

fonte