Significado: swa = força vital, almadhisthana = sede ou morada, ou seja, “morada da força vital” ou “morada do ser”. corresponde aos sistemas reprodutor e urinário no corpo físico e fisiologicamente relacionado à próstata ou útero.

Localização: Na parte inferior do abdome, entre o púbis e umbigo (4 dedos abaixo do umbigo), e na coluna, localizado no cóccix, dois dedos acima do Muladhara (ou primeiro chakra). Associado os genitais, o ventre, a bexiga e os rins, este chakra está relacionado à sensualidade, sexualidade, emoções, intimidade e desejo.

Elemento: Água a essência da vida (Todos os nossos fluidos corporais têm a ver com este chakra: circulação, urinação, menstruação, orgasmo, lágrimas)

Cor: Laranja (cor acolhedora e estimula a alegria. É uma cor social que traz otimismo, expansividade e equilíbrio emocional. Traz confiança. Usada em vestes de monges)

Bija Mantra: VAM (nutre e purifica os fluidos corporais)

Yantra: Tem seis pétalas, com uma lua crescente, formado por dois diferentes tamanhos de círculos, um dentro do outro. A lua crescente é a região de água. Divindade e Vishnu e a Shakti é o Rakini. Makara, o jacaré (crocodilo) seu movimento reflete os aspectos sensuais e ao poder sexual.

Glândula relacionada: está relacionado com gônadas (testículos e ovários). Na área em que está situado tem influência sobre sistema reprodutor.

Funções: onde nasce a criatividade artística (dança, artes), imaginação e energia vital. É a força motriz da nossa sensualidade e sexualidade. É um chakra muito feminino como dois dos seus elementos, a lua e água, estão ligadas ao ciclo da mulher. É ligado à reprodução, à fonte da energia e do prazer sexuais. Estimula a procura criativa do prazer material, regendo o gosto das coisas belas, da arte, das emoções e as relações com o outro sexo. Chakra do movimento, da expansão e da intuição emotiva. Sede dos medos, fantasmas e fantasias negativas ligadas à sexualidade. Permite-nos amar a vida.

Mudra: Varuna Mudra (Mudra do elemento água) – A ponta dedo mínimo toca o polegar enquanto os outros dedos permanecem retos. Ajuda a equilibrar as emoções, regula os ciclos menstruais, mantém o sangue “limpo” ao equilibrar o conteúdo de água no corpo, retém água no corpo e evita todas as doenças causadas por falta de água, ajuda a hidratar células, tecidos, músculos e pele.

 

Fonte: Bíblia dos Chakras (Editora Pensamento) e Yoga Integrativa (Joseph e Lilian Le Page)