Os Cinco Ritos Tibetanos, também são conhecidos como a “Fonte da Juventude”, esta prática efetivamente fortalece e alonga todos os músculos principais do seu corpo, também auxilia muito no equilíbrio. É recomendado praticar os ritos pela manhã, em vez da noite, porque eles acumulam sua energia. Devem ser feitos diariamente. Iniciando com a repetição de cada rito por 3 vezes e a cada semana pode-se aumentar uma repetição a mais, até que se construa 21 repetições.

Rito 1

Fique de pé com os braços estendidos na horizontal, palmas voltadas para baixo. Certifique-se de que seus braços estão alinhados com seus ombros. Seus pés devem estar a distância do quadril separados. Concentre-se em um ponto à sua frente para que você possa contar suas rotações, comece a girar no sentido horário. Inalar e exalar profundamente enquanto você gira.

 

Rito 2

Deite-se no chão, braços ao longo do corpo e palmas das mãos contra o chão. Se você tiver problemas nas costas, coloque as mãos abaixo dos seus glúteos. Inala e ao exalar eleve a cabeça do chão. Ao mesmo tempo, eleve as pernas, os joelhos retos, em uma posição vertical. Então lentamente, abaixe as pernas até o chão, mantendo os joelhos estendidos.

 

Rito 3

Ajoelhe-se no chão. Coloque as mãos nas costas ou na coxa. Mova sua cabeça para trás como se estivesse desenhando uma linha com o nariz no teto, abra bem o peito e faça um leve arqueamento para trás. Lentamente, volte para uma posição vertical e repita. Inala enquanto você arqueia sua espinha e expira enquanto volta para uma posição ereta.

 

 

Rito 4

Sente-se no chão com as pernas fletidas. Coloque as palmas das mãos no chão ao lado do seu quadril. Eleve seu tronco até ficar na posição de uma mesa. Lentamente, volte para sua posição sentada original. Descanse por alguns segundos antes de repetir esse rito.

 

Rito 5

Em quatro apoios, eleve o quadril para cima formando o desenho de um triângulo. Ao mesmo tempo, leve calcanhares ao chão. Durante todo o Rito, mantenha as pernas alinhadas na largura do quadril e os braços alinhados na largura dos ombros. Mantendo pernas e braços retos, arqueie a espinha e leve a cabeça para trás na posição da cobra.