Asanas de Lateralidade. Estimulam o sistema nervoso, atuando em depressões. Melhoram o funcionamento do sistema digestivo e removem prisão de ventre.

Asanas de Torção. Beneficiam a coluna vertebral e os nervos espinhais alongando, assim como todo o tronco com poderosa influência sobre os órgãos internos pela alternância do comprimir e estirar.

Asanas de Flexão. Importantes para o alongamento e tonificação dos nervos espinhais, fazendo os músculos costais flexíveis e fortes e massageando os órgãos abdominais. Alonga os tendões posteriores das pernas, libera o quadril, removem excesso de gordura da região abdominal.

Asanas de Inversão. Encoraja um rico suprimento de sangue para o cérebro, alimentando neurônios e forçando a eliminação de toxinas. O poder mental, concentração e habilidade de manter altos níveis de atividade são estimulados, removendo ansiedade, stress e neuroses. Atua de forma efetiva sobre a glândula mestre-hipófise promovendo níveis excelentes de funcionamento glandular endócrino.

Asanas de Equilíbrio. Desenvolve o senso de equilíbrio em todos os níveis e coordenação motora, capacitando para movimentos ágeis e graciosos. Atua sobre o centro cerebral que controla os movimentos.

Asanas de Extensão. Promovem o fortalecimento da coluna vertebral e o alongamento dos músculos abdominais. Os músculos costais são tonificados, favorecendo o correto suporte da coluna. Os nervos espinhais são favorecidos, o que repercute beneficamente por todo o corpo pois favorece a circulação energética e nervosa.