Vriksha = árvore.
Neste asana, nossos pés e pernas funcionam como as raízes, nossa espinha vertebral como o tronco, e nossos braços erguidos acima da cabeça como os galhos de uma árvore.
A árvore está sempre na posição em pé, mantém-se estável e cresce para cima e o processo na execução do asana é similar ao de uma árvore.
No Gheranda Samhita, encontra-se a descrição da Vrikshasana.
“2:36. Manter-se de pé sobre a perna esquerda. Colocar o pé direito sobre a coxa esquerda. Permanecer ereto como uma árvore plantada no solo”.
Anatomia sutil
Ao olharmos uma árvore, percebemos que as raízes e o tronco são firmes, os galhos e as folhas são flexíveis. As raízes de uma árvore buscam a seiva da terra para nutrição e seus galhos repletos de folhas buscam a energia do sol para realizar fotossíntese. Esta, talvez, seja uma das principais fontes de oxigênio para o planeta, tal elemento é indispensável para sobrevivência de seres vivos aeróbios como o homem.
Vrikshasana é uma postura de equilíbrio, devoção e estabilidade, em que a energia prânica se distribui equitativemante sobre o lado esquerdo e direito da espinha dorsal. O muladhara se ativa com essa postura e realiza uma troca de energia entre os seis chakras inferiores das pernas e centros da parte baixa da espinha dorsal.
Efeitos psicológicos
Nesta postura todo o corpo é puxado para cima, como uma árvore, acalma e relaxa a mente e o sistema nervoso central, desenvolve a consciência corporal e melhora o senso de equilíbrio, ativa o cérebro, aumenta a lucidez e é repousante. Nos dias em que a sua mente se encontra dispersa, a prática deste asana pode ajudar a encontrar o equilíbrio emocional.
Descrição
Iniciar em Tadasana, apoiar o pé esquerdo no alto da coxa direita na altura da virilha deixando a sola do pé voltada para cima e o joelho voltado para baixo. Procure manter o pé que está em contato sobre o solo, firme e a perna estendida.
Concentrar-se num ponto fixo, para facilitar o equilíbrio. Verifique se houve rotação do quadril. Mantenha toda a região pélvica voltada para frente. Faça o mesmo com a outra perna.