Possíveis Origens

O Surya Namaskar é tão rico em significados simbólicos e míticos quanto em benefícios físicos. Existe alguma discordância entre as autoridades sobre suas origens.

Os mais tradicionais afirmam que a sequência é de pelo menos 2.500 anos (talvez até várias centenas de anos mais velha), que se originou durante os tempos védicos como uma prostração ritual para o amanhecer, repleto de mantras e oferendas.

Os céticos desta datação mantêm que a Saudação ao Sol foi criada por Raja de Aundh no início do século 20, então disseminada para o Ocidente nos anos 1920 ou 1930.

Deus Védico: Surya

No hinduísmo, Surya é a deidade solar principal, filho de Dyaush ou Indra.

Surya viaja através do céu na sua carruagem puxada por sete cavalo conduzido por Arum.

Ele leva em suas mãos um Chakra (roda) da luz do sol, um Padma (lótus) e um Sankha (concha), sua mão erguida em Abhaya Mudra é um sinal de proteção

Benefícios da Saudação ao Sol

O Surya Namaskar ajuda remover tensões corporais e mentais, melhora a circulação, estimula o sistema nervoso e eleva o calor do corpo. Todas as juntas do corpo são soltas e lubrificadas.

Oferece grande flexibilidade para sua coluna vertebral. Os músculos do abdômen, pelve e coluna vertebral são tonificados e fortalecidos. A respiração é regulada, acalmando assim a mente.

Se praticado lentamente, tem um efeito calmante.
Se praticado vivamente, tem um efeito revigorante.