POSTURAS PARA MEDITAÇÃO

Conhecida como Padmasana ou Kamalasana, é a postura mais cultuada do Yoga, acredita-se pela quantidade de citações que é uma das mais antigas. Sua classificação faz parte de uma das principais subdivisões dos asanas chamado dhyanasanas (posições de meditação), padma ou kamala significa lótus e recebe este nome por causa da forma com que as plantas dos pés ficam voltadas para cima, como um lótus, ultrapassando um pouco a beira das coxas.

É uma posição corriqueiramente usada para meditação, sendo também bastante requisitada como base para práticas avançadas, na combinação com mantras, mentalizações e respirações.

No versículo 48 do primeiro capítulo do Hatha Yoga Pradipka, a Padmasana é descrita com o controle da respiração na posição sentada da seguinte forma:

“Assumindo a postura de Padmasana com as palmas das mãos colocadas uma sobre a outra, estão apoiando fortemente o queixo no peito e na contemplação da Brahma, com impulso do anus contra o apana para cima e pela contração da garganta o prana se força para baixo que por este processo a Kundalini é despertada”.

Hatha Yopa Pradipka – “I:44. Padmasana: coloca-se o pé direito sobre a coxa esquerda e o pé esquerdo sobre a coxa direita; cruzam-se os braços pelas costas e seguram-se os dedos maiores de ambos os pés, o do direito com a mão direita e o do esquerdo com a mão esquerda; pressiona-se o queixo contra o peito e fixa-se o olhar na ponta do nariz. O Padmasana cura as doenças do yogi.”

Padmasana é a melhor posição que existe para fazer pranayama, por ser a que dá mais estabilidade: “o yogin, sentado em padmasana, inalando através das entradas das nadis (as fossas nasais) e alimentando-se com prana, alcança a liberação; não há dúvida sobre isto.” Hatha Yoga Pradipika, I:49.

No Gheranda Samhita temos a seguinte descrição – 2:8. “Padmasana: Colocar o pé direito sobre a coxa esquerda. E, de forma análoga, o pé esquerdo sobre a coxa direita. Cruzar os braços atrás das costas. Segurar com as mãos os dedos grandes dos pés. Colocar o queixo junto do peito. Fixar o olhar na ponta do nariz. Esta postura cura todas as enfermidades”.

O lótus é também um símbolo oficial da Índia, aquele que se mantém firme como uma flor de lótus, florescendo sem poluir-se e sem se molhar com a água, é considerado um verdadeiro Yogi.

Descrição
Em Tadasana, tendo o corpo todo numa linha reta, distribuir o peso do corpo entre os dois pés. Numa inspiração, elevar um braço e ao mesmo tempo levantar os calcanhares do chão, ficando bem nas pontas dos dedos dos pés. Manter-se na posição com os pulmões cheios de ar. Numa expiração, descer o braço e os pés ao mesmo tempo. Deve-se processar uma coordenação entre o movimento dos braços, pés e respiração.