O que é respiração?

1. ato ou efeito de respirar.
2. movimento duplo dos pulmões, de inspiração e expiração.

Do ponto de vista da fisiologia: respiração é o processo pelo qual um organismo vivo troca oxigênio e dióxido de carbono com o seu meio ambiente.

Do ponto de vista da bioquímica: respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que possa ser usada nos processos vitais.

Movimentos respiratórios

Inspiração: Através da contração do diafragma e dos músculos intercostais, a inspiração, promove a entrada de ar dentro do organismo.

Expiração: Através do relaxamento do diafragma e dos músculos intercostais, a expiração, promove a saída de ar dos pulmões.

O diafragma

Você respira com a ajuda de seu diafragma, um músculo estriado esquelético que separa a cavidade abdominal da torácica e é o principal responsável pela respiração nos seres humanos.

Na inspiração, a cúpula diafragmática se contrai e desce, reduzindo a pressão intratorácica e comprimindo as vísceras abdominais.

Na expiração ocorre o processo inverso, o diafragma relaxa e sobe.

Sistema Respiratório

Para receber o oxigênio (O2) presente na atmosfera e eliminar dióxido de carbono (CO2), os seres humanos precisam de todos os órgãos presentes no sistema respiratório para fazer as trocas gasosas.

Os órgãos responsáveis por este processo são:

Fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e alvéolos pulmonares.

A importância da respiração correta

* Contribui para eliminar as toxinas que se formam no corpo, modificando os resíduos, equilibrando as funções orgânicas e ajudando no fortalecimento de organismos debilitados.

* A respiração lenta e profunda ajuda a acalmar e relaxar o organismo.

* A respiração correta ajuda melhorar a elasticidade dos pulmões, mantendo um bom equilíbrio entre os gases no corpo.

 

 

Fontes usadas na pesquisa:

* Wikipédia
* Info Escola
* Yoga Pleno (www.yogapleno.com.br)
* Yoga em Casa (www.yogaemcasa.net)
* Pedro Kupfer (www.yoga.pro.br)