A palavra Pranayama deriva de dois termos em Sânscrito:
Prana: que significa alento, força vital, respiração, energia e vitalidade
Ayama: que significa extensão, intensidade, propagação, dimensão.
Pranayama é o processo através do qual se expande e intensifica o fluxo da energia no interior do corpo.
Em quase todos os casos, excetuando-se alguns exercícios específicos, a respiração durante o Pranayama precisa manter sempre certas qualidades.
A respiração deve ser: Profunda, completa, consciente, ritmada, controlada, uniforme, lenta, silenciosa, nasal e com a mínima projeção do ar.
A técnica descrita a seguir serve como treinamento básico para dominar e ampliar a mecânica da respiração. Siga cuidadosamente as instruções e consulte um instrutor caso tenha dúvidas a respeito.
1. Adhama Pranayama
(respiração abdominal)
A posição ideal é para essa prática é deitar em decúbito dorsal (com a barriga voltada para cima) as pernas flexionadas, os joelhos juntos e os pés um pouco afastados (mas você pode fazer a qualquer momento, em pé ou sentado).
Técnica
Apoie as mãos sobre o abdômen, em cima do umbigo, para levar a consciência para a musculatura abdominal e sentir sua relação com os movimentos do diafragma durante a respiração.
Apenas observe sua respiração, inspirando e expirando somente pelas narinas.
Então, sem esforço excessivo, você vai assumir o processo respiratório. Quando estiver esvaziando os pulmões, procure sugar um pouquinho mais a barriga, contraindo o ventre.
Em seguida, inspire com calma relaxando conscientemente o abdômen, permitindo sua expansão. Prossiga respirando dessa forma, na expiração contraia e recolha o abdômen e na inspiração, relaxe e permita sua expansão.
Benefícios
* Promove um massageamento nos órgãos abdominais, melhorando o seu funcionamento.
* Elimina a ansiedade e aumenta a força de vontade, a concentração e a vivacidade mental.
* Feita sem esforço, revitaliza e predispõe a pessoa a uma atitude aberta e receptiva, tendendo a aceitar a realidade tal como é.
Fontes usadas na pesquisa:
* Yoga Pleno (www.yogapleno.com.br)
* Yoga em Casa (www.yogaemcasa.net)
* Pedro Kupfer (www.yoga.pro.br)