Conheça os principais estilos de Yoga
Ananda Yoga: as aulas se concentram em posturas suaves projetadas para mover a energia até o mental e preparar o corpo para a meditação.
Ashtanga Yoga: nome dado ao sistema ensinado por Pattabhi Jois. Envolve a sincronização da respiração com séries progressivas e contínuas de posturas, um processo que produz calor interno intenso, um suor profuso e purificador que desintoxica músculos e órgãos.
Bikram Yoga: um treino abrangente que inclui força muscular, resistência, flexibilidade e perda de peso, tendo como fundador, Bikram Choudhury. Um dos aspectos dessa pratica é a temperatura da sala, que promove mais flexibilidade, desintoxicação e prevenção de lesões.
Hatha Yoga: o Hatha Yoga é a base de todos os estilos de Yoga. A prática incorpora Asanas (posturas), Pranayamas (exercícios de respiração), Dharana (concentração), Yoga Nidra (relaxamento) e Dhyana (meditação).
Integral Yoga: Combina posturas, exercícios de respiração, serviço abnegado, meditação, cânticos, oração e auto indagação. Sri Aurobindo definiu o Yoga Integral no início de 1900 como “um caminho de integração com o Supremo”.
Iyengar Yoga: desenvolvido pelo mestre BKS Iyengar, promove força, flexibilidade, resistência e equilíbrio através de respiração coordenada e posturas que exigem alinhamento corporal preciso. Acessórios como almofadas, cobertores, cintos e blocos são usados para ajudar na prática.
Kundalini Yoga: concentra-se em despertar a energia na base da coluna vertebral e levá-la para cima. Além de posturas, também irá incluir mantras, meditação e exercícios de respiração.
Power Yoga: é a interpretação americana do Ashtanga Yoga, uma disciplina que combina dinamismo, alinhamento, concentração e respiração meditativa. com sequências conectadas.
Yoga Restaurativa: um método de yoga terapêutico que busca o relaxamento físico, mental e emocional. Utiliza-se de blocos, cobertores, levando os músculos ao relaxamento.
Sivananda Yoga: esse tipo tradicional de Yoga combina posturas, respiração, restrições dietéticas, cânticos, estudo de textos, meditação e relaxamentos.
Vinyasa Yoga: concentra-se na coordenação da respiração com o movimento, sendo a respiração o coração dessa prática. Uma prática fluida e dinâmica. Evoca os ensinamentos clássicos de Krishnamacharya.