No Yoga, algumas posturas são mais desafiadoras, até mesmo em práticas mais simples, é normal e recomendado que o praticante tenha o máximo de firmeza. E os acessórios para Yoga, surgiram precisamente com esse objetivo: gerar estabilidade e segurança ao praticante de Yoga.

O uso desse tipo de acessórios pode também reduzir o risco de contusões, auxiliam no alinhamento do corpo, trazendo mais conhecimento no progresso das posturas. O uso de acessórios como cintos, blocos e cadeiras, entre outros usados para chegar à postura desejada, evita lesões e facilita que pessoas com capacidades físicas desiguais consigam fazer Asanas ou Pranayamas.

Qualquer pessoa pode fazer uso dos blocos, cintos e almofadas, mas o método Iyengar Yoga utiliza os acessórios com maior frequência.

Conheça, abaixo, os acessórios mais utilizados na Yoga:

MAT – O TAPETINHO PARA YOGA

O conhecido Mat, impede que o aluno escorregue durante a prática, serve também para limitar o espaço na sala de Yoga. O tapete geralmente é antiderrapante, o que contribui para um desenvolvimento correto das posturas.

 


BOLSTER E ZAFU – ALMOFADAS

Para quem tem dores na coluna, as almofadas proporcionam um alívio, respeitando também a lombar e outras partes do corpo. As almofadas servem de apoio em certas posturas, tanto para apoiar corretamente a lombar e a musculatura posterior das coxas, quando estamos sentados, como para servir de suporte para o pescoço, a cervical ou a região dos ombros em posturas invertidas. Os bolsters são modelos criados para posturas de repouso. Existem almofadas são de vários tamanhos e formas; as mais alisadas, as zafus, são utilizadas para elevar um pouco o quadril e alinhar melhor a coluna. Os bolsters, são longos e maiores, essenciais para descanso da coluna e práticas restaurativas, das pernas e de outras partes do corpo.

BLOCOS

O bloco para Yoga pode ser utilizado para ajudar o próprio corpo em posturas em que o praticante não consegue tocar o chão com as mãos. Os blocos são ótimos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das posturas, auxiliando nas que exigem equilíbrio e alongamento dos braços e coluna. O praticante pode apoiar as mãos ou a cabeça no bloco. O bloco é muito importante pois possibilita a execução das posturas sem forçar o corpo do aluno.