“… deixe-me repetir que nenhuma prática de asana é completa sem a saudação ao sol. Sem o foco das energias mentais, a prática de Yoga equivale a pouco mais do que ginástica e como tal, perde o significado e se mostra infrutífera. De fato, o Surya Namaskar nunca deve ser confundido com mero exercício físico” Sri K. Pattabhi Jois

Reverência ao Sol

Durante milhares de anos os hindus têm reverenciado o sol, como o coração físico e espiritual do nosso mundo e o criador de toda a vida em si.

Um dos meios de honrar o sol é através da sequência de asanas dinâmica chamada de Surya Namaskar.

Onde Namaskar (provém da raiz namas) que significa “se curvar” ou “adorar” e Surya, significa sol.

Cada Saudação ao Sol começa e termina com as mãos unidas no coração, esta colocação não é acidental, ou seja, somente o coração podemos conhecer a verdade.

Oração em Movimento

O Surya Namaskar é um ritual matinal de oração e adoração, ou seja, é uma oração em movimento. Ela nos permite usar o corpo como um instrumento de consciência superior, para que possamos receber sabedoria e conhecimento.

Os antigos yogis ensinaram que cada um de nós replicamos o mundo em geral, incorporando “rios, mares, montanhas, campos, estrelas e planetas, o sol e a lua” (Shiva Samhita, II.1-3).

O sol exterior, afirmaram eles, é na realidade um símbolo de nosso próprio “sol interior”, que corresponde ao nosso coração espiritual, onde está a sede da consciência e da sabedoria superior.

Um círculo perfeito

A Saudação ao Sol consiste em 12 posturas feitas sucessivamente, uma intercalada à outra associadas à respiração. Quando uma rodada termina, outra começa em um círculo perfeito.

Surya Namaskar é um tônico geral, um aquecimento completo para todo o corpo, que pode ser feito apenas como é, ou como um aquecimento antes das práticas de Yoga.