O que é Yoga?

O que é Yoga?

Praticar Yoga é aprender o caminho de volta para si mesmo. Descobrir os próprios limites, ampliá-los e ser capaz de relaxar no ser que você é. Implica tirar tempo para recuperar a lembrança de quem você é e que se perdeu em meio ao turbilhão do cotidiano acelerado.

No plano físico, como na vida, estar em desequilíbrio não é nada agradável. Viver com a sensação de que pode desmoronar a qualquer momento não é nem seguro nem confortável. Umas das razões de o yoga ter ultimamente crescido tanto em popularidade está no fato de contribuir para que você se sinta um ser harmonioso, integrado e completo. Aprendendo a encontrar seu centro numa postura de Yoga, você está também descobrindo seu centro em outras áreas da vida. Na verdade, ao aprender a manter-se numa postura, você está treinando para lidar melhor com os acontecimentos da vida.

Benefícios

Enquanto a mente humana tende a ter pensamentos que oscilam entre o passado e o futuro, o corpo humano existe apenas no momento presente. O Hatha Yoga, estimula a percepção do corpo. Concentrar-se no corpo traz a mente de volta para o presente. E com isso, as preocupações são esquecidas, como também os deveres e obrigações. Uma das razões de a prática do Yoga ser tão restauradora está no fato de, mesmo que seja apenas um instante, existir apenas a realidade do momento presente. Toda vez que você vive no momento presente, você larga certa quantidade de bagagem. É possível que a retome logo depois, mas o importante é ter tido a experiência de largá-la. Com isso, você acaba reduzindo o nível de stress com mais frequência e por períodos mais longos de tempo. Nesse sentido, o Yoga é uma prática para toda a vida, uma fantástica ferramenta de transformação.

* Desenvolve o tônus muscular;
* Alonga a musculatura, devolvendo agilidade ao corpo;
* Amplia a capacidade pulmonar;
* Fortalece o sistema cardiovascular;
* Reduz o stress e ansiedade;
* Aperfeiçoa a postura;
* Melhora a circulação;
* Aumenta a resistência física, o equilíbrio e a consciência corporal.

Sobre a autora

Geóloga de formação e Yogui de coração, se iniciou na Yoga para diminuir o stress no trabalho até perceber que a Yoga havia mudado irreversivelmente sua vida.

Aline tem um studio de Yoga e sua proposta é trabalhar a Yoga com o propósito de cura da mente e espírito, com ênfase na ansiedade e stress causados pelo cotidiano.