O que é meditação?

Meditação (Atenção Plena)

Mais do que uma técnica, é um estilo de vida. A atenção plena nãoexige nada mais do que o próprio nome sugere: Atenção. Quando estamos conectados com nosso corpo, mente e emoções, em qualquer momento do dia, estamos despertos e conscientes. Praticar meditação é estar no momento presente, onde apenas o agora importa.

Quais são os benefícios?

A prática regular da meditação reduz a ansiedade, depressão, melhora o sono, irritabilidade e o estresse. Ela fortalece o sistema o sistema imunológico e reduz o impacto de doenças graves, como dor crônica e câncer. Ao meditarmos desarmamos o gatilho das reações imediatas, trazendo serenidade para pensar melhor antes de agir.

Conceito de âncora

* A “âncora” pode ser traduzida como o pensamento durante a meditação.

* Tenha como objetivo evitar que venham outros pensamentos durante a prática da meditação;

* Ao aprender uma técnica, o praticante fixa toda a sua atenção na “âncora” (pode ser a respiração, por exemplo);

Vamos tentar?

Respiração em quatro tempos

1) Sente-se em uma posição confortável (pode ser sentado em uma cadeira ou sentado no chão com as pernas cruzadas. O importante é permanecer com a coluna ereta). Uma dica é sentar-se em cima de uma almofada, bloco ou zafu, permanecendo com os quadris ligeiramente inclinados. Assim você se sentirá mais confortável e poderá

permanecer mais tempo na prática.

2) Feche os olhos e concentre-se em sua respiração, inspirando e expirando profundamente;

3) Inspire pelo nariz e conte até quatro enquanto leva o ar até o abdômen, contraindo-o. Sinta seu tórax subindo e expandindo.

4) Retenha o ar por quatro tempos;

5) Expire lentamente pelo nariz, com o abdômen contraído, esvaziando o tórax por mais quatro segundos. Sinta seu peito abaixando lentamente;

6) Faça uma pausa de mais quatro segundos,

sem respirar, com o pulmão vazio. Reinicie o ciclo.

Fonte: Trecho do livro 222 técnicas de meditação. Sri Chamoy.

1 Comment

  • A WordPress Commenter Posted 21 de abril de 2017 16:53

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